Escolha uma Página

A combinação entre dieta balanceada e atividade física são fatores determinantes para a saúde. Portanto, a prática de atividade física, principalmente, de caráter mais intenso, prolongado ou exaustivo ocasionam danos teciduais promovendo quadros de inflamação. Esse processo induz uma ativação do sistema imunológico e com isso o aumento de síntese de compostos ANTIOXIDANTES, chamados de ESPECIES REATIVAS DE OXIGENIO (ERO´S) e ESPECIES REATIVAS DE NITROGENIO (ERN). O aumento desses compostos diminui a capacidade antioxidante do organismo, havendo assim um processo chamado ESTRESSE OXIDATIVO.

Para minimizar os efeitos dos EROS e ERN o corpo ativa o sistema de defesa antioxidante, que e composto pelo sistema enzimático ( SOD, GPX, GR, CAT), e os não enzimáticos que são provenientes da dieta.

Portanto a nutrição, tem como objetivo, nesse caso:

– A melhora do sistema imunológico,

– Equilíbrio das citocinas pró e antiinflamatórias,

– Equilibrar o cortisol,

– Aumentar o aporte de antioxidantes da dieta.

Mesmo com objetivos distintos dos treinos, é necessário que o cliente passe por um processo de avaliação , pois somente assim as deficiências e problemas poderão ser identificados e corrigidos na dieta.

ALGUNS ANTIOXIDANTES NÃO ENZIMÁTICOS

  1. VITAMINA E:

O antioxidante mais abundante na natureza., dividida em tocoferóis e tocotrienos. Fontes : óleo vegetais, gema de ovo, abacate, sementes.

2. VITAMINA C :

Para a regeneração da Vit. E o acido ascórbico retira o Elétron, transformando-se em um radical ascorbila que apesar de pró-oxidante é altamente hidrossolúvel e pode ser excretado na urina, sendo assim, menos nocivo.

A vitamina C atuará em meio aquoso ( citosol e liquido extracelulares), auxiliando também na proteção de LDL.

Fontes: frutas cítricas, caju, morango, pimentão, rúcula, alho, cebola, espinafre e agrião.

3. CAROTENÓIDES:

São conhecidos 600 tipos de carotenoides, 20 deles nos seres humanos. Alguns exemplos são: licopeno, beta-caroteno, cataxantinas, luteína, criptoxantina, entre outros. Eles atuam na membrana lipídica ou farão a síntese de Vitamina A.

Fontes: abóbora, cenoura, manga, batata doce, espinafre, couve, azeite de dendê, cúrcuma, alcachofra, maçã e própolis.

4. FLAVONOIDES:

Foram descobertos cerca de 4000 flavonoides, sendo as formas mais conhecidas: CATEQUINAS, FLAVONAS, QUERCETINAS, ANTOCIANINAS. É o único com ação dentro e fora da célula, devido ao peso molecular muito baixo, facilitando a transição entre os dois. Para a sua função antioxidante ser realizada de maneira eficaz dependerá do numero de hidroxilas da célula (OH).

Fontes: Uva, cereja, maçã, brócolis, alecrim, canela, cravo, manjericão, chá verde, suco de uva.

 

COMO AUMENTAR O APORTE DE ANTIOXIDANTES DA DIETA?

Os principais antioxidantes não enzimáticos estão presentes nos alimentos, assim a primeira ação do nutricionista e certificar-se da variedade e conteúdo alimentar de seu cliente.

Uma boa dica para aumentar seu conteúdo é melhorando a qualidade da dieta e aumentando frequência alimentar de frutas, legumes e verduras.

Em estudo feito por AZZINI et al. (2011), mostrou que a dieta mediterrânea , que possui um consumo elevado de frutas, legumes, verduras, azeite de oliva, e um baixo consumo de carne vermelha e produtos lácteos, promove uma ingestão adequada de compostos antioxidantes. Mostrou também que a educação alimentar e o princípio de qualquer intervenção e que o consumo de frutas, verduras e legumes, dentro da frequência certa pode ser a grande “sacada”.

 

ALIMENTAÇÃO X SUPLEMENTAÇÃO

Ainda existem duvidas em relação as recomendações de antioxidantes para que seja realizada uma suplementação.

Para uma boa ação dos suplementos é necessário um consumo constante, pois a interrupção provoca uma queda brusca de nutrientes no corpo. Além de não ser possível garantir que a quantidade e a biodisposnibilidade estejam corretas. Exemplo: para o zinco que reage com Cálcio, Ferro e Cobre, a única maneira de evitar a competição entre eles é utilizado um suplemento com metais quelados, o que aumenta o custo dos produtos.

FONTES DE ZINCO: carnes, ostras, ovos, castanhas.

 

EXERCÍCIO FÍSICO ANTIOXIDANTE:

Apesar dos exercícios físicos intensos aumentarem o estresse oxidativo, quando utilizados de maneira regular e associados a uma alimentação balanceada e variada, são capazes de manter o processo oxidativo dentro dos limites fisiológicos.

As recomendações de compostos antioxidantes da RDA e da UL seguem abaixo:

– Vit C: 2000 mg / dia.

– Vit E: 1000 mg/ dia.

– Vit A: 3000 mg/ dia.

– Zinco: 40 mg/dia.

– Selenio: 400 mcg/dia.

– Cobre: 10 mg/dia.

Mas quando devo suplementar?

  • Quando houver deficiência ,
  • Após atividades muito intensas e exaustivas,
  • Caso de doenças,
  • Preparação do organismo para altitudes.
  • Baixa qualidade/quantidade alimentar.

 

ANTIINFLAMATÓRIOS:

Sistema imunológico:

O sistema imune realiza a defesa do organismo, suas celulas são liberadas pelo timo e pela medula óssea. Ele e responsável pelo controle das citocinas liberadas, tentando manter o equilíbrio preé e anti-inflamatório.

A diminuição de calorias da dieta ocasiona uma atrofia do TIMO, suprimindo o sistema INUMOLOGICO. O bom funcionamento desse sistema depende de uma ingestão energética alta, pois o gasto energético diário dos leucócitos é grande.

 

OMEGA 3 E OMEGA 6:

W-3: é o ácido linolênico que será transformado em acido eicosanóico (EPA) e ácido docosaeicosanóico (DHA) que liberarão substâncias que diminuíram os processos inflamatórios. Fontes: Salmão, noz, óleo de fígado de bacalhau.

W-6: é o acido linoleico que o corpo será transformado em ácido aracdônico formando as prostaglandinas e acentuam a inflamação. Fontes: Milho, abacate, azeite, óleo de milho.

Esses dois ômegas devem manter-se em um equilíbrio na ingestão para evitar balanço no quadro de inflamação. O consumo dentro da razão : 4 ou 5:1 (W-6 e w-3 respectivamente) .

 

PROBIÓTICOS

As bactérias do intestino tem papel importante na absorção e digestão de alimentos e também na manutenção da barreira de defesa imune do intestino.

Os Probióticos são microrganismo vivos, que quando consumidos em quantidades corretas, trazem benefícios a saúde do hospedeiro. Fonte: iogurtes e leites, as bactérias presentes nesses alimentos são: LACTOBACILOS, BIFIDOBACTERIAS, CELULAS T E INTERLEUCINAS.

Por fim, as recomendações de antioxidantes e antiinflamatorios ainda não são bem definidas, contudo, através de uma alimentação adequada é possível controlar todos os processos, uma vez que os nutrientes em conjunto agem de maneira integrada em todo o organismo, não havendo tendência para um estado REDOX ou INFLAMATORIO da célula, fique atento