Escolha uma Página

 

alimentacao saudavelEncontrar alguém que nunca sofreu com problemas no intestino,pelo menos uma vez na vida, é quase impossível. Tem gente que reclama que ele é preso, outros que e solto de mais.

Compreender o aparelho digestivo de forma mais especializada, a partir da modulação intestinal, faz toda a diferença. Quando falo em modular, não significa apenas mudar os hábitos, mais sim proporcionar um equilíbrio eficiente por meio de estratégias nutricionais ou suplementações para um bom funcionamento do intestino.

Mas como? Tudo começa pela boca, os alimentos que ingerimos, irão definir como será todo o processo digestivo.

Pode ser que leve mais tempo, seja rápido, ou ate mesmo bem imprevisível, a escolha “do que” e “como” comer, vai influenciar diretamente no bom funcionamento da maquina , conjunto de funções que cada órgão desempenha para gerar vida: esôfago, estomago, intestino delgado, e por ai vai, e tbem focar no intestino, o combustível para movimentar toda essa estrutura que inclui a digestão, absorção e excreção, precisa ser especifica para cada pessoa.

Alimentos ricos em carboidratos, proteínas, fitoquimicos, vitaminas e gorduras. O que ingerir? Tudo depende da necessidade que vai além de saciar, envolve também o metabolismo humano. Não e novidade de que há um microbioma dentro do nosso intestino desemepenhando um papel crucial para a nossa sobrevivência. São trilhões de bactérias que proporcionam maior imunidade e bom funcionamento do intestino. Esse ecossistema influencia na saúde e longevidade do ser humano.

Portanto a pratica da modulação intestinal vai proporcionar harmonia por meio da introdução orientada de alimentos ou suplementos, possibilitando o adequado manejo de doenças sistêmicas, imunológicas e comportamentais.

Costumo dizer que nós não somos o que comemos e sim o que digerimos e absorvemos, a saúde intestinal deve ser o primeiro passo a ser observado quando se busca a saúde.

No nosso corpo temos milhões de bactérias, a grande parte delas habitam o nosso intestino. É muito importante que haja um equilíbrio entre elas para que nosso intestino desempenhe adequadamente suas funções e tenhamos mais saúde . Hoje em dia, cada vez mais , sabemos a relação entre o nosso microbioma e a saúde como um todo.

O problema é que grande parte dos nosso hábitos de vida, favorecem apenas ao crescimento de bactérias ruins.

Alimentos inflamatórios, estresse, alimentos industrializados, ácidos, açúcares, álcool, café, nada disso ajuda na construção de uma flora saudável.

Então o que incluir? Alimentos ricos em prebioticos (biomassa de banana verde e batata yacon) e uma suplementação de probioticos, de preferência acompanhado de um profissional.

Alimentos como : Kefir, os fermentados, manteiga ghee, óleo de coco e chia germinada são muito interessantes para a melhora da saúde intestinal.

Se você tem um intestino que dá trabalho, recomendo que reveja os seus conceitos de alimentação e agende uma consulta com um profissional especializado.